Adicione Esta Idéia

Bookmark and Share

COMO FUNCIONA

O que é clube do colesterol?
É um trabalho desenvolvido em pequenos grupos, com uma equipe de profissionais especializados (médico e professor de educação física inicialmente) visando controlar o colesterol e as doenças relacionadas com ele (Diabetes, Hipertensão Arterial, doenças cardíacas, doenças de circulação e obesidade).
Objetivo:
Controlar o colesterol e conseqüentemente evitar os males causados por ele, melhorando a qualidade de vida, prevenindo e controlando as doenças que mais prejudicam e acometem nossa saúde nos dias atuais, (hipertensão, diabetes, cardiopatia, e doenças circulatórias).
Publico alvo:
Pessoas com colesterol elevado, Diabetes, Hipertensão Arterial, Obesidade, doenças cardíacas e circulatórias e ainda clientes que desejam apenas prevenir isso tudo.
Funcionamento:
O cliente é direcionado para um dos grupos, com no máximo seis participantes, onde será acompanhado por um professor de educação física especializado, passando a praticar treinamento esportivo três vezes por semana.
15 minutos após cada treinamento, utilizando-se de técnicas de Programação Neurolinguística (PNL), discussão sobre as dificuldades de se manter o tratamento e a atividade física, controle das metas, além de dicas de saúde, e informações sobre os assuntos relacionadas variados.

Vantagens sobre os espaços tradicionais

Nosso trabalho é desenvolvido em pequenos grupos, porém, com um atendimento individualizado e ainda, acompanhamento intenso e periódico.
Ideal para grupos de pessoas pouco condicionadas,interessadas em melhorar a sua qualidade de vida e tenham pouca atração pelos locais mais comuns para prática esportiva, como clubes e academias.
Atividades ao ar livre, são benéficas para liberação de substâncias boas no organismo, causando bem estar.
Acompanhamento médico-nutricional, fazem parte do investimento*.
*Não estão inclusos exames laboratoriais, o cliente poderá fazê-los em locais de sua preferência.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Parâmetros de avaliação do colesterol


A Tabela do Massachusetts General Hospital de Boston adota como níveis normais, para as diferentes idades, a tabela abaixo:
Colesterol total:

Menos de 29 anos abaixo de 200 mg %
de 30 até 39 anos abaixo de 225 mg %
de 40 até 49 anos abaixo de 245 mg %
acima de 50 anos abaixo de 265 mg %
Para o HDL Colesterol dão como valores normais:

Homens de 30 a 70 mg %
Mulheres de 30 a 90 mg %
Para o LDL Colesterol

homens e mulheres 50 a 190 mg %
Os riscos de doença cardiovascular relacionados aos índices dos níveis de Lipídios no sangue, formulados pela AAM Americana são:


Colesterol menor do que 200 mg % e HDL Colesterol maior do que 34 mg %.
Se não houver outros fatores de risco, a chance de doença cardiovascular é relativamente pequena. Essa pessoa deve repetir os exames a cada 5 anos e deverá seguir as recomendações para prevenir as doenças cardiovasculares.

Colesterol menor do que 200 mg % e HDL Colesterol maior do que 35 mg %.
Primeiro, deve verificar o LDL Colesterol e falar com o seu médico sobre qual a conduta a seguir. Segundo, controlar os outros fatores de risco e terceiro, aumentar a sua atividade física.

Colesterol entre 200 e 239 mg % e HDL Colesterol acima de 34 mg % e menos do que dois fatores de risco.
Essa situação pode duplicar as chances de ter doença cardiovascular. Os incluídos nesse grupo devem primeiro corrigir os outros fatores de risco; segundo, controlar o colesterol a cada dois anos e terceiro, basicamente, procurar modificar a sua dieta e aumentar sua atividade física. Nem todas as pessoas que têm esses níveis estão realmente ameaçadas de doença cardiovascular. Fale com o seu médico a respeito disso.

Colesterol total de 200 a 239 mg %, HDL Colesterol menor do que 35 mg % e mais do que dois fatores de risco.
Nesse caso a pessoa pode ter uma chance dobrada de doença cardiovascular assim como as pessoas com menos de 200 mg %. Deverá verificar o LDL Colesterol e falar com o seu médico, que o orientará sobre os controles e as medidas a seguir. Também deverá controlar os outros fatores de risco, corrigir a dieta e aumentar a atividade física.

Colesterol acima de 240 mg %.
O risco de doença cardiovascular é grande e maior ainda, se tiver outros fatores de risco. Deverá verificar o LDL Colesterol e mostrar ao seu médico que vai interpretar os exames. O seu médico irá orientá-lo para reduzir esse e os outros fatores de risco.
Fonte:
Fonte: http://www.roche.com.br/

Colesterol


Quem entende de colesterol?
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, trinta por cento da população adulta tem problemas de colesterol. Há menos de dois anos esse percentual era 10% inferior, o que confirma uma estatística da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A grande maioria (87,5%) dos pacientes diagnosticados não procura tratamento. Negligência? Pior, o sinal é de desinformação.

Mitos

"O colesterol alterado é a principal causa de doenças cardiovasculares, que, por sua vez, lideram o ranking de mortalidade no Brasil e no mundo", alerta o cardiologista Edson D'Ávila.

Diluídos em um infinito de matérias sem direcionamento, dados importantes como o citado pelo especialista não chegam ao seu destino final. Falta objetividade, o que pode ser tão prejudicial quanto informação de menos. Por exemplo: você sabia que o colesterol é uma gordura natural do corpo humano, essencial para o bom funcionamento do organismo?

"O colesterol é necessário para algumas funções do organismo, como a produção de certos hormônios e ácidos biliares", explica o endocrinologista Sergio Vencio.

Abaixo, uma série de perguntas e respostas que podem ajudar a entender melhor porque é tão importante ficar de olho nos níveis de colesterol. Confira:

1- O colesterol é uma doença?

Não. O colesterol é uma substância importante para a nossa saúde, porque é usada na formação da membrana das células do corpo e de alguns hormônios, além de servir como uma capa protetora para os nervos.

2- Como posso saber se meu colesterol está alto? Quais são os sintomas?

O colesterol alto não apresenta sintomas. A única maneira de saber se o colesterol está alterado é fazendo um exame de sangue.

3 - O colesterol tem origem apenas na alimentação?

Não. Ele vem de duas fontes: do próprio organismo (fígado) e dos alimentos gordurosos. Assim como outras gorduras, o colesterol não se dissolve no sangue. Para caminhar pela corrente sanguínea, ele é incorporado em determinadas proteínas, formando as lipoteínas. As principais são as de baixa densidade (o colesterol "ruim", ou LDL) e as de alta densidade (o colesterol bom, ou HDL).

4 - O que é colesterol bom e o que é colesterol ruim?

O LDL-C (colesterol de lipoproteínas de baixa densidade) contém os maiores componentes de gordura. É o colesterol ruim, que, normalmente, compõe de 60% a 80% do colesterol total. Ele ajuda a carregar a gordura para as células, mas em excesso é também o responsável pelo estreitamento e entupimento das artérias.

O HDL-C (colesterol de lipoproteínas de alta densidade) contém a menor quantidade de colesterol e pode proteger as artérias de duas maneiras: retirando o excesso de colesterol do organismo, a fim de ser transformado em bile no fígado e excretado pelo intestino, e evitando que o colesterol ruim, o LDL-C ingresse nas paredes das artérias. É o colesterol bom.

5 - É verdade que para baixar o colesterol basta mudar os hábitos alimentares?

Nem sempre. O tratamento que combate o colesterol é baseado na reorganização dos hábitos alimentares e na atividade física, porém, quando a alimentação e os exercícios não são suficientes, é necessária a administração de medicamentos. Mas só um médico pode avaliar o que é mais adequado.

7 - Existe algum tipo de remédio que combata o colesterol?

Sim. Além das medicações anteriormente conhecidas, há uma abordagem terapêutica mais recente, que age sobre as duas fontes de colesterol: inibe sua síntese (no fígado) e sua absorção (no intestino). Esse novo padrão de tratamento permite reduzir de forma eficaz as taxas do "colesterol ruim" no sangue.

8 - Tomar um remédio para baixar o colesterol dispensa uma dieta adequada?

Não. É importante que o paciente siga uma dieta equilibrada e mantenha hábitos saudáveis.

Leia mais:
"Desembarcando o colesterol", de Fernando Lucchese e Fernanda Lucchese.
Editora: L&PM Pocket.
Fonte: http://www.xenicare.com.br
Publicado em 01/11/2007